terça-feira, 7 de setembro de 2010

COLUNA BOM-TOM: Chocolate combate a (chata) TPM



Bastam apenas três letras para tirar uma mulher do sério: TPM. A famosa tensão pré-menstrual está presente na vida de milhares de mulheres. Mas existe uma solução que ajuda muita gente a encarar melhor esse período que parece não ter fim. O chocolate pode ser um grande aliado, pois, ameniza os sintomas, provocados por esse período chato.

Pouco antes da menstruação os hormônios ficam alterados e há interferência na produção de serotonina, diretamente ligada aos transtornos do humor. O chocolate pode auxiliar na produção dessa substância, mas deve ser consumido com moderação.
O ideal seria que ele fosse trocado por uma fruta, mas para a maioria das mulheres o chocolate é insubstituível. Diminuir o sal, praticar exercícios, manter uma dieta balanceada, ingerir bebidas ou alimentos com cafeína, cortar o cigarro são outras medidas que podem reduzir os sintomas da TPM. Nos casos mais intensos a indicação é procurar tratamento médico.

Muitos homens ainda pensam que a TPM não passa de frescura, mas não é bem assim. O problema é sério e atinge cerca de 90% das mulheres. Dor de cabeça, náuseas, palpitações, apetite excessivo, crise de choro, depressão, vontade de matar o chefe ou de estrangular o marido são alguns dos vários sintomas da TPM.

As mulheres mais propensas a ter tensão pré-menstrual são as mais estressadas, com mais idade e as que têm mais estrogênio (hormônio que regula o ciclo menstrual) circulando no organismo.

Um comentário:

  1. ahhh concerteza tpm nao é frescura..
    e concerteza, chocolate é um excelente remédio..
    viu maridos, namorados e amigos?
    Ela precisa mesmo é de chocolate!
    E não de alguém que a entenda..
    kkk

    ResponderExcluir