segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Voto! O Poder de uma única Pessoa


“Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei” (Ester 4.16).

Você já pensou: “Sou um só. Minhas orações não são capazes de fazer diferença”?

Muitos de nós pensamos assim de tempos em tempos. Mas não é verdade.

Ester era a esposa escolhida de Xerxes, o poderoso rei do império persa. Ele fizera da esposa anterior um exemplo, banindo-a por ter-lhe desobedecido. Agora, Ester enfrentaria um castigo ainda mais severo se ousasse aproximar-se do trono do rei sem ser chamada. Ela estava literalmente arriscando a vida. No entanto, seu primo Mardoque pediu-lhe que fizesse justamente isso. Seu povo, os judeus, corria grande perigo, e Ester era rainha do império. “Quem sabe”, disse-lhe o primeiro, “Se não foi para um momento como este que você chegou, a posição de rainha?”.

Embora fosse uma só, Ester era aquela pessoa no lugar certo e no momento certo, colocada ali pelo próprio Deus para interceder por seu povo. Ela era a rainha; mas, ainda assim, precisava de grande coragem, de grande fé e da orientação de Deus naquelas circunstâncias. Mais que sua vida, estava em jogo a vida de milhares de seus compatriotas. Ela, porém, fez corajosamente o que era necessário e salvou sua nação.

Como cristãos cada um de nós deve defender o que é certo, mesmo que nossos atos venham a ridicularizar-nos ou algo pior. É fácil falar quando nos encontramos na companhia de cristãos, mas quando estamos cercados de escarnecedores incrédulos a situação pode ser bem desafiadora. Você talvez seja o único cristão no trabalho ou em uma reunião da família – o que faz quando sua fé é confrontada? Está disposto a arriscar a arriscar ser excluído por seus iguais ao defender o que é certo?

Seria fácil ficar sentado e esperar, em silêncio, até que o momento passe – aquele momento em que você poderia ter falado em favor da verdade. É muito mais desafiador correr riscos e defender o que é certo. Ester jejuou e orou, seguindo a orientação de Deus. Você pode fazer o mesmo, pois nunca sabe quando sua atitude vai resultar justamente naquilo para o que foi criado. Você nunca sabe quando suas intercessões e seus atos podem salvar vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário