segunda-feira, 13 de setembro de 2010

COLUNA BOM-TOM: O cuidado ideal para o seu tipo de cabelo



Depois do sucesso da matéria (UNHAS VERMELHAS FOREVER), a coluna BOM-TOM, destacará para os cuidados da diva, o CABELO. Ter um cabelo bonito, saudável e com uma boa aparência é fundamental para deixar você mais bonita. Além disso, especialistas em imagem pessoal garantem que o cabelo é a moldura do nosso rosto. Por isso é importantíssimo que os cuidados com os nossos fios estejam sempre em dia.
Cada cabelo pede um tipo de tratamento especial. Você sabe exatamente como proteger os seus fios e ainda melhorar o aspecto deles? Fomos atrás dos segredos, mitos e verdades dos cuidados com as nossas madeixas.

CABELOS LONGOS
Ter cabelos longos geralmente dá trabalho. Isso porque além das pontas duplas, o cabelo comprido tende a ser ressecado e ter a raiz oleosa. Para se livrar das pontas duplas o ideal cortá-los a cada dois meses – isso vai ajudar a manter um corte e evitar que o quebrado dos fios se acentue. Agora para as raízes oleosas a única solução são xampus especiais para cabelos mistos, que vão remover a gordura da raiz e mesmo assim vão hidratar as pontas, se você perceber que a cutícula do cabelo está aberta ou que as pontas ainda estão muito ressecadas, então cuidados extras serão necessários. Experimente condicionadores leave-in no cabelo úmido e quando seco passe silicone nas pontas – isso vai ajudar com a aparência de ressecado.

TINGIDOS
A coloração pode deixar os cabelos mais ressecados e ainda tirar o brilho e a maciez dos fios. Para amenizar os danos causados pelo tingimento, use máscaras e cremes com queratina. Faça hidratação uma vez por semana ou a cada 15 dias. Quando for usar o secador, experimente aplicar sprays ou produtos que protegem os fios do calor excessivo.

CABELOS COM PROGRESSIVA
A escova progressiva é normalmente uma ótima opção para quem quer ter cabelos lisos. Mas é preciso cuidar bem dos fios após usar a química, já que nas semanas após aplicação o cabelo tende a ficar mais oleoso e sensível. Por isso prefira xampus neutros e máscara de tratamento rica em queratina, substância que dá mais resistência aos fios. Evite xampus antirresíduos, eles tiram os ativos da progressiva.

FIOS FINOS E SEM VOLUME
Para dar mais volume aos fios, uma boa dica é cortá-los em camada, já que o corte reto faz com que as pontas fiquem pesadas e consequentemente tira o volume dos fios. Evite usar condicionadores leave-in, pois eles ficam no cabelo e reduzem o volume. Mousse é uma boa opção para dias especiais, mas cuidado: não use todos os dias, pois só com uma lavação é difícil tirar todos os resíduos do produto e isso faz com que o cabelo fique opaco, pesado e sem brilho.

CABELOS QUEBRADIÇOS
A carência de nutrientes é uma das principais conseqüências desse problema, que pode ser em boa parte resolvido com uma boa alimentação. Mas também e bom lembrar que é preciso ter cuidados na hora de pentear os fios, para não piorar e quebrar mais ainda. Não torça nem esprema o cabelo com a toalha, tenha sempre paciência e seja delicada na hora de secar. Prefira escovas naturais e mais grossas – elas evitam o desgaste dos fios.

VERDADES E MITOS

Lavar o cabelo todos os dias não faz mal. Ao contrário, se os fios forem oleosos, prejudica se deixá-los sujos.

A água quente faz mal, sim ao cabelo. Além de ressecar ela abre as cutículas e enfraquecem os fios. Se você não agüentar tomar todo o banho de água fria, tente pelo menos um último enxágüe de 1 minuto. Isso vai ajudar a aumentar o brilho, fechar as cutículas e deixar o cabelo mais solto e leve.

Cabelos brancos não vêm apenas com a idade e com a genética. Falta de nutrientes, estresses excessivos e imunidade baixa facilitam para que os fiozinhos apareçam.

Finalizadores, cremes leave-in e modeladores é uma ótima opção para proteger os fios do calor do secador e da chapinha.

Escovar o cabelo 100 vezes ao dia não faz com que ele fique mais brilhante. O que acontece é que quando você escova os fios, ativa as células do couro cabeludo e isso ajuda a deixar os fios mais brilhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário