quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Procura-se uma Bússola [Parte 2]


A distorção de valores pode ocorrer até mesmo dentro de casa. As coisas estão mudando dramaticamente. Ao mesmo tempo em que condenamos o assassinato, o popularizamos através dos filmes. Condenamos a imoralidade, mas lotamos salas de cinema para vê-la. Os produtos hollywoodianos sabem que sexo e violência vendem. Os jovens e as crianças ouvem com freqüência que não há certo e nem errado absolutos. São levados a acreditar que cada um deve decidir o que é certo e o que é errado para si mesmo.

Algumas sociedades se alimentam da violência e se deleitam nos assassinatos transmitidos pela mídia. Reflita sobre este fato acerca da brutalidade na televisão: um jovem de 18 anos de idade, já assistiu, em média, a 200 mil cenas violentas na televisão e em filmes, incluindo 40 mil assassinatos. Você pode estar se perguntando se a forma de entretenimento a que assistirmos faz alguma diferença em nosso processo de pensamento. Estou convencido de que as coisas que vemos influem em nossa personalidade. As pesquisas comprovam a veracidade da informação de que, pela contemplação, somos transformados (veja 2 Coríntios 3.18).

Quando assistirmos a 40 mil assassinatos, a mente fica anestesiada em relação à violência. Quando vemos 200 mil cenas violentas na televisão, a mensagem que recebemos é que a violência é um padrão aceitável de comportamento. Porém, precisamos perguntar: isso é aceitável pelos padrões de quem? Quando enchemos a mente com imoralidade, a mensagem transmitida é de que a imoralidade é atividade perfeitamente legítima. O lema de nossa sociedade parece ser o seguinte: “Se você se sente bem, então faça. Se isso lhe traz alegria, faça”. Existem quaisquer padrões morais em nossa sociedade? Por que temos taxas tão altas de criminalidade? Por que a violência se encontra tão generalizada? Por que os casamentos estão se esfacelando em números tão alarmantes?

A Bíblia nos fornece algumas respostas concretas a essa questões. A Palavra de Deus revela o motivo pelo qual os padrões morais e valores tradicionais estão se deteriorando de forma tão rápida. E aqui está o problema real: a sociedade virou as costas aos padrões morais estabelecidos por Deus. Ela lançou fora as diretrizes divinas. O profeta Oseías 8.7 diz: “Eles semeiam vento e colhem tempestade”. Nós temos semeado o vento da violência na mídia e estamos colhendo a tempestade do crime. Estamos semeando o vento da imoralidade e estamos colhendo a tempestade do divórcio. Semeamos o vento do conteúdo sexual explícito na televisão e colhemos a tempestade de homens com mente perversa que atacam nossas crianças. Trata-se de uma relação de causa e efeito.

Como proteger os valores morais num mundo imoral? Como você pode proteger sua mente? Como pode proteger a mente de seus filhos e netos? Como ser moral num mundo imoral? A resposta fica a critério do leitor (a). Na fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário