quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Palavras Mortíferas


As palavras parecem eternas. No instante em que você pronuncia em alta voz, está literalmente escrevendo-as no coração de alguém. Às vezes, esse alguém vai viver a vida inteira segundo tais palavras. O que você disse para a pessoa que ama no dia de hoje? Que palavras gravou no coração e na mente dessa pessoa até agora? Eu sei que às vezes é difícil se controlar, especialmente naqueles momentos de raiva, mas será que vale a pena destruir a auto-estima de uma pessoa por causa de um erro tão pequeno que ela cometeu?

Deus tolera o nosso coração teimoso dia a após dia e, mesmo assim, não nos destrói com palavras. Pelo contrário, Ele sempre nos diz coisas boas.

Além de termos de lutar contra os problemas e dúvidas que o diabo lança em nossa mente, ainda temos que tolerar palavras de dúvida e desentendimento que acabam nos matando bem devagarzinho.

Há muitas pessoas que acabaram por desistir da vida por não suportarem mais; maridos que saíram de casa; esposas que voltaram para a casa dos pais; filhos que se entregaram as drogas e ao álcool, etc. Tudo por causa de palavras que jamais deveriam ter sido ditas. Essas palavras que insistem em sair da boca de determinadas pessoas são piores do que um assassinato, onde a vítima não leva consigo traumas ou lembranças.

As palavras podem ser como tiros na alma. A melhor coisa a fazer para não ofender as pessoas é nunca falar quando você estiver aborrecido ou emotivo demais. É quase impossível filtrar as palavras que saem da nossa boca nessas horas. Deixe as coisas se acalmarem.

Os filhos também são um caso delicado, pois os pais têm a responsabilidade de ensiná-los e corrigi-los. Mas, lembre-se: as suas palavras têm mais poder do que as de qualquer outra pessoa. Vamos ouvir mais e falar menos, pois “o que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína” (provérbios 13.3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário