segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Namoro não é bíblico? Como assim, Senhor?!


Está semana ouvir de um senhor radical a seguinte expressão “o namoro não é bíblico”, (eu nem vou falar sobre o que ele disse, pois o pensamento deste fanático vão além da crueldade) e em resposta ao argumento do indivíduo, escrevi está nota, ou melhor, matéria.

É sábio ressaltar o seguinte, não sabemos o que essas pessoas entendem por ser bíblico, e o que, afinal, vem a ser a Bíblia, e sua concepção do homem. A Bíblia não é uma enciclopédia de prescrições para cada detalhe da vida do homem. Se seu alvo é a transmissão de toda a verdade de Deus para a salvação e edificação de seu povo, ela não pretende ser um manual de todas as coisas, ao nível do humano. Se namorar não é bíblico, andar de avião, usar o computador, escovar os dentes e vestir blazer também não o é. Ou seja, a Bíblia nos dá princípios considerados por Deus relevantes, mas o homem foi dado o encargo de povoar e sujeitar a terra, pôr nome nos animais e acidentes geográficos, inventar e descobrir coisas e marchar na História em uma pluralidade de culturas e sistemas. Primícia da criação, não lhe destinou Deus uma vida de autômato. O que está em foco é o relacionamento humano em seus diversos níveis. Desde que não vá de encontro à expressa proibição bíblica, esse comportamento será válido, em lícito fim e lícitos meios.

O namoro, conforme se entende em nossa cultura, é um relacionamento entre pessoas de sexos diferentes, em manifestação de amor, afeto e responsabilidade, visando um melhor conhecimento mútuo e ajustamento de suas personalidades, com o propósito último de união matrimonial. Bem vivido, será de grande importância na escolha do cônjuge. Considerações podem ser feitas sobre seus fins e seus meios.

3 comentários:

  1. o cara que falou isso, no mínino foi muito ''chutado'' na adolescência e sofre de um trauma! HAHAHA brincadeira :x

    Jess.

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha ouvido esse argumento sim. E em partes concordo com algumas coisas... haha Mas o seu argumento sobre 'não andar de avião, escovar os dentes' haha foi no mínimo brilhante.

    Deus dá sabedoria pra lidar com todas as coisas e respeitar acima de tudo.
    Deus abençoe muito a sua vida.

    Beeeijocas.

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo: O namoro, conforme se entende em nossa cultura, é um relacionamento entre pessoas de sexos que se atraem,...

    ResponderExcluir