quinta-feira, 28 de outubro de 2010

MADE IN CORPO [PARTE 3]


Homens, o intuito dos colunistas da coluna BOM-TOM, é conscientizar você para cuidados simples que fazem muito bem para a saúde física e psicológica. Um exemplo, cuidar da pele diariamente. Aquela cena clássica e constrangedora “Nossa, ela é bonita demais para ele!”, é antiquada. Não a charme masculino que resista.
Agora que você identificou seu tipo de pele (você que não leu MADE IN CORPO, PARTE 2, leia e confira!), agora veja como deixá-la mais saudável:

A Limpeza

Segundo o Guia dos Curiosos, por meio da escamação natural, uma pessoa perde, em média, 1 g de pele por dia. Então para você manter a sua pele com aparência saudável, é necessário a limpeza diária para remover as células mortas, gordura e impurezas.
Nunca é demais avisar, não se esqueça do ditado: “quem avisa amigo é...”: lavar o rosto apenas com água não é suficiente, é preciso tirar a gordura excessiva com um sabonete próprio para o rosto, e nem ainda perguntar se pode usar sabonete para o corpo porque NÃO PODE! Se não sua pele vai rachar e você não vai poder reclamar, o sabonete para o rosto porque eles são elaborados com substâncias que não irritam, nem ressecam a derme. A pele deve ser limpa duas vezes ao dia, pela manhã e a noite. A limpeza também é importante para a melhor penetração do filtro solar e tratamento antienvelhecimento.

Os homens que tem pele oleosa devem usar produtos que regulem a oleosidade. Podem ser utilizados:
• Géis, (leites ou loções de limpeza Oil Free).
Produtos com excesso de álcool devem ser evitados, pois acabam aumentando a oleosidade da pele (e a chamado "efeito rebate").
Já os homens com pele normal ou seca devem preferir leites ou loções de limpeza, que ajudam a manter a aparência saudável da pele sem ressecá-la.

A Hidratação

A falta de água (ressecamento) e a diminuição da elasticidade da cútis ocorrem quando a perda de água da camada mais superficial da pele (chamada córnea).
Além disso, com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele vai diminuindo. Por isso e comum ver idosos com a pele ressecada. O fumo e outros poluentes também ocasionam maior perda de água.
Uma pele seca e desidratada fica opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência a descamação, ou seja, pele opaca você fica igual um fantasma.
É importante se hidratar tomando bastante líquido, água de coco (que é tudo de bom, e mais saudável que água H²O), e claro um creme Oil Free (sem óleo, sempre!) para o rosto e um para o corpo não faz mal.
Está vendo como é fácil se cuidar sem nenhum tipo de preconceito? Se os seus amigos lhe perguntarem: “E essas bobagens de cremes/sabonetes diferentes para o rosto e para o corpo, por que isso?” Então você indica o blog e nosso texto para saberem o porquê de você decidiu cuidar do corpo. Na postagem final da matéria (MADE IN CORPO) falaremos sobre Filtro Solar, rapazes, vocês sabem o que é isso? Saberão, por que a pele masculina também precisa de mais esta proteção!

Por Mailan Silveira Colaboração: Tiago Haka

Nenhum comentário:

Postar um comentário