quinta-feira, 15 de julho de 2010

Um Passeio pelo Jardim


Leia Gênesis 3.1- 9 REFLITA
“Ouvindo homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia; esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?”(Gênesis 3:8-9)

Certos lugares se parecem com esse primeiro jardim. Algo sobre a vegetação exuberante, a hora do dia ou os sons da natureza, tudo provoca em nós o anseio devastador de experimentar o que Adão e Eva desfrutavam a cada dia: caminhar com Deus.

O mundo continua sendo um cenário esplêndido para conhecer a Deus, mas algo mudou. Mudou há muito, lá no jardim. As duas primeiras pessoas desistiram do prazer da companhia de Deus, trocando-a pelos próprios interesses. Elas ouviram o som dos passos de Deus no jardim a procurá-las, em seu passeio usual. Mas ambas havia pecado. A culpa as oprimiu. Sentiram vergonha perante Deus. Perderam o relacionamento íntimo que tinham com ele, e desde então lutamos para retomar essa proximidade.

Deus não se escondeu do ser humano; ocorreu o inverso. Envergonhados, temerosos e rebelados, Adão e Eva se esconderam entre as plantas. Deus, porém, foi procurá-los. Ele sabia onde os dois se achavam, mas queria que soubessem que estava disposto a buscar sua companhia. Embora tivesse conhecimento da desobediência de ambos, manteve seu compromisso com eles.

De que amizade maravilhosa foram privados! Que paz perdeu! Mas, antes de criticá-los, lembremos quão fácil e constantemente repetimos o erro deles. Tomamos decisões que nos afastam de Deus. Experimentamos momentos maravilhosos da sua presença que gostaríamos de abrigar e guardar; no entanto, horas mais tarde, voltamos às costas para ele, tentando calar seu terno sussurro em nossa vida.

O poder na vida de oração flui da presença de Deus em nós. Esse poder não é nosso, mas dele. Não o experimentaremos ou testemunharemos se insistirmos em seguir nossos programas e reverência o local e o momento em que nos encontramos com Deus. Se deliberadamente não construirmos a vida ao redor dessas “caminhadas no jardim” com o Senhor, o mundo rápido e inexoravelmente preencherá nossas horas com outros compromissos. Como Fez com Adão e Eva, Deus virá nos procurar-nos. Mas como seria melhor se nos encontrasse esperando, cheios de expectativa! Eu não quero que ele tenha de me perguntar: Onde você está? E você? Quer que ele lhe pergunte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário