quarta-feira, 7 de julho de 2010

Humor – Tempo para Rir


O salmista afirma que Deus habita nos céus e ri (salmos 2.4), e o autor de provérbios retrata a “mulher forte” como aquela que se regozija a respeito dos dias futuros (Provérbios 31.25). A vida, às vezes, é difícil, e surgem momentos em que precisamos desesperadamente de uma mudança. O riso é um dos meios que o Criador nos deu para trocar de marcha e entremear a monotonia com alegria. O humor é um desvio da “estrada da vida” terrena. O riso é uma receita simples e barata para curar algumas das enfermidades e o tédio da vida (Provérbios 17.22). Os médicos creditam propriedades curativas ao humor, principalmente em casos de doenças emocionais, como a depressão. É certo que o humor desfaz tensões e traz tranqüilidade.

Com tantas tragédias na vida, optar pelo humor em lugar do desespero é um bom conselho bíblico. O humor, geralmente, envolve aceitação dos altos e baixos da vida e a determinação de não nos levarmos muito a sério. Para combater o estresse, aliviar a tensão e até proporcionar distração agradável em meio a tribulações e sofrimentos, o riso e o senso de humor aguçado são bens preciosos.

Jesus mesmo era imprevisível, mordaz e espirituoso em suas respostas. Ele usava ironia, jogos de palavras e hipérboles para transmitir suas mensagens (Veja Mateus 22.15- 22, em que Jesus com inteligência, escapa da armadilha dos fariseus e desmascara a hipocrisia deles). Jesus pede a um fariseu uma moeda com a efígie e a inscrição de César, na qual se declarava que César era deus, sabendo que possuir uma moeda daquelas infringia dois mandamentos (Êxodo 20.3-4).

Ao final da estrada da vida, algum dia, todos nós, provavelmente, chegaremos ao mesmo lugar, mas os que derem boas risadas ao longo da caminhada desfrutarão melhor a jornada e chegarão mais revigorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário