segunda-feira, 7 de junho de 2010

Toque: Uma Expressão de Amor


A mulher surgiu do nada. “Se eu apenas lhe tocar as vestes...”, murmurava ela, com voz sumida. Abrindo caminho no meio da multidão, aquela mulher que sofria de hemorragia contínua durante doze anos tocou a orla da túnica de Jesus e foi curada!
Embora tocar e beijar fossem comuns nos tempos bíblicos, a lei levítica proibia muitas formas de toque. Um homem hebreu não podia tocar um animal impuro (Levítico 11.8), uma mulher logo após ter dado à luz a um menino (Levítico 12.2), um leproso (Levítico 13.11) ou uma mulher no período menstrual (Levítico 15.19).
Jesus, frequentemente, tocava as pessoas, motivado por um amor que transcendia à lei. As Escrituras nos dizem que ele tocou um leproso (Marcos 1.41), os olhos de cego (João 9.6), o corpo morto da filha de Jairo (Marcos 5.41) e a língua de um surdo-mudo (Marcos 7.33). Quando se tratava de ajudar os outros, ele não se preocupava com sua imagem ou bem-estar. Jesus também deixava que os outros o tocassem: uma “pecadora” lavou e beijou os pés (Lucas 7.38), uma mulher com hemorragia tocou a orla de suas vestes (Mateus 9.20-21). Jesus, muitas vezes, curou e expressou sua compaixão por meio do toque, porque esse gesto transmite empatia, afeição, cura e aprovação. As pessoas que já foram tocadas por Jesus precisam alcançar outros com o mesmo toque.
Não há melhor maneira de sentir as batidas do coração de uma pessoa do que a enlaçando num abraço santo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário