segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ENTREVISTA COM MARINA DE OLIVEIRA (Moderna ao máximo)


Por Tiago Haka
Olha, preciso dizer o quanto eu me espantei com o novo trabalho de Marina de Oliveira (Na Extremidade, gravadora MK). Acerta, altura permanecemos arrebatados com o estilo marcante e voz forte, sem permitir que os diferentes ritmos percam o toque de Deus. Quebrar paradigmas e lançar mão de rótulos sempre foi o objetivo principal da adoradora. A proposta moderna e irreverente, que atende ao público cristão de diferentes faixas etárias. Esse tem sido um ano de mudanças e conquistas na vida de Marina. No entanto, a cantora tem primado pelos resultados espirituais.


Jovens Ideais – Tribos, Escolhas, Chamado: O álbum “Na Extremidade” (gravadora, MK) é o seu recente trabalho, o décimo sexto da carreira. Qual experiência viveu com o Espírito Santo para gravá-lo?

Marina de Oliveira: Este foi um CD gerado em meio a muita perda e muita dor. Logo no início do ano dia 06 de fevereiro morreram juntos em acidente de avião meu irmão e meu marido, esse foi um tremendo baque para toda minha família. Repentinamente perdemos a direção e ficamos atordoados com os acontecimentos, mas logo a fé que reside em nós nos fez ver alem de toda dor a maravilhosa misericórdia do Senhor para buscarmos paz. Foi quando minha mãe Yvelise insistiu que eu gravasse meu novo CD e como estava sem forças para argumentar, simplesmente obedeci. Sabia que se havia algo de bom em toda essa loucura seria para honra e glória do Senhor e para abençoar pessoas que passaram por experiências semelhantes. Então quando estava por acabar de colocar voz no CD, no dia 30 de maio morreu meu genro, o marido da minha filha mais velha em um acidente de moto. Isso foi devastador... Em menos de seis meses todas as mulheres da minha família, com exceção da minha mãe ficaram viúvas e todos os homes da linhagem do meu pai, exceto meu sobrinho de apenas 11 anos morreram. Isso com certeza fazem você pensar... “Deus, podes me ouvir, gritar não consigo. Vem me abraçar Senhor, mesmo que saiam de mim só gemidos. Quem sabe assim a ferida começa a fechar” essa é parte da faixa 12 do meu CD que é o tema da oração da minha alma. Minha experiência com Deus tem que ser diária, é um dia de cada vez, de fé em fé. E o que eu aprendi disso tudo é que Deus faz tudo bem, ainda que pareça mal e errado e injusto aos nossos olhos e ainda que não possamos entender o por que. Devemos ter certeza das coisas que esperamos em Deus ainda que não possamos ver. Quanto a mim, eu tenho esta certeza, mesmo sem ver agora.


Jovens Ideais – Tribos, Escolhas, Chamado: Quais experiências com Deus têm vivido durante estes 20 anos de carreira? Qual momento mais marcante pode contemplar?

Marina de Oliveira: Momentos marcantes na nossa vida são feitos de alegria e de dor. Na alegria nada se compara com o momento em que entregamos nossa vida para Jesus e começamos uma nova caminhada. E na dor quando perdemos quase tudo que amávamos neste mundo e temos que trazer a memória que Deus tem sempre o melhor para nós.Em mais de 20 anos de vida com Deus com tantos altos e baixos, vales e montanhas, seria impossível enumerar as muitas experiências que delinearam os caminhos que trilhei atrás, ao lado, aos pés, ou no colo do meu Senhor.

Jovens Ideais – Tribos, Escolhas, Chamado: Você foi à primeira cantora evangélica há gravar um álbum totalmente eletrônico (REMIX 17, 2004) uma inovação e tanto. Houve aceitação do público? Pretende gravar outro álbum neste seguimento?
Marina de Oliveira: Este foi um CD bastante polêmico para o nosso meio, mas alcançou o público para o qual foi gravado. Muitos irmãos não entendem algumas estratégias de evangelismo através da musica. E o gosto musical de cada pessoa é algo muito individual. Tem gente que detesta samba, tem gente que adora rock, tem gente que detesta sertanejo, tem gente que adora funk... Vai entender! O fato é que se queremos evangelizar um público que só gosta de um tipo de música, temos que cantar na linguagem musical deles para pelos menos termos a oportunidade de sermos ouvidos. Depois disso, Deus faz a obra.


Jovens Ideais – Tribos, Escolhas, Chamado: Em sua opinião quais mudanças ocorreram dos anos 80 ao século 21 no cenário gospel? Você acha que os cantores evangélicos estão mais conscientes de sua importância na sociedade?

Marina de Oliveira: As mudanças foram tantas... Mas a principal de todas foi o espaço que conquistamos com nossa música. Mostrando qualidade técnica e profissional competitiva de mercado secular até internacional. Já não se pode mais simplesmente tampar os ouvidos para nossa música.
Quanto ao comportamento social dos cantores ou grupos musicais, só sei dizer que é melhor que estejamos bem atentos e conscientes da importância do nosso papel neste mundo, senão jamais faremos diferença e jamais seremos bons representantes do reino de Deus.



Jovens Ideais – Tribos, Escolhas, Chamado: Você acredita que o estrelismo tem aumentado entre os cantores gospel? Qual a sua opinião sobre isso?

Marina de Oliveira: Na mesma proporção que aumentam as possibilidades de notoriedade e sucesso, aumenta a fome do nosso ego pelo que pensamos que somos capazes de ser e fazer! Que luta! Certamente todos aqueles que são espiritualmente imaturos vão ser tragados pela mentirosa voz do coração, sem jamais compreender que tudo que somos se resume apenas naquilo em que cremos. Eu creio que somente em Deus posso ser o que Ele sonhou para mim. Descobri na minha incapacidade que sou totalmente dependente de Deus.

Jovens Ideais – Tribos, Escolhas, Chamado: Como organizar o seu tempo com a família, devocional com Deus, ministério, amigos, lazer e afazeres diários?
Marina de Oliveira: Costumo dizer que estou sempre atrasada (risos) Mas a verdade é que estou cercada de pessoas muito competentes que me assessoram em todas as minhas atividades. Mas não consigo ser e estar em todo lugar, por isso é claro que sempre alguma área da minha vida fica meio carente. Tenho que vigiar o tempo todo. Mas não consigo nunca fazer TUDO que deveria fazer.


Jovens Ideais – Tribos, Escolhas, Chamado: Você gosta de moda? Você acompanha as tendências?

Marina de Oliveira: Na verdade acontece exatamente assim: Começo a ver uma porção de pessoas com um tipo de roupa que me agrada, ou não, aí percebo que deve estar na moda. Se eu curtir e se ficar bem em mim, vou usar do contrário NEM PENSAR!

Jovens Ideais – Tribos, Escolhas, Chamado: Amada Marina de Oliveira qual a importância do cristão em projetos sociais e dentro da sociedade?
Marina de Oliveira: Teoricamente deveríamos ser os mais ativistas, os mais engajados. Mas não é assim que acontece. Sinceramente não creio que seja por omissão prefiro crer que seja por total e absoluta falta de tempo, ou falta de visão. Afinal não se pode abraçar o mundo com as mãos nem todos tem os mesmos chamados ou aptidões e é fato que projetos sociais são verdadeiro sacerdócios, exigem muito tempo e dedicação. Eu pessoalmente admiro profundamente quem trabalha neste campo. É quase como um campo missionário.

Jovens Ideais – Tribos, Escolhas, Chamado: Para finalizar a entrevista Marina, os Jovens Ideais esta organizando uma mobilização para o hemocentro nos estados do Distrito Federal e São Paulo (a nossa meta é de 150 doadores). No entanto, deixe o seu recado para o seu público para esta importante campanha.
Marina de Oliveira: 150 doadores... Parece um número tão pequeno, mas na hora de doar sangue fica enorme. Se não estivermos dispostos a nos doar ou doar o nosso melhor, como esperamos mudar este mundo? Precisamos ser exemplo, não para que os outros saibam ou vejam, mas para com a nossa própria consciência. Deus abençoe a todos!

2 comentários:

  1. Fico muito feliz por essa participação da Marina em outras páginas diferentes das oficiais da MK Music. É uma forma de todos poderem conhecer mais um pouco dessa mulher forte com um coração de manteiga (risos). Parabéns ao blog e parabéns a própria Marina!

    ResponderExcluir
  2. Galera, muito boa a entrevista!!!!
    O conteudo do Blog é escelente. Parabéns!!!

    Abração, fiquem na paz!

    ResponderExcluir