domingo, 22 de agosto de 2010

COLUNA DILEMA DE JOVEM: E agora, o que faço?


Inicia-se hoje a coluna DILEMA DE JOVEM, com pequenas matérias sobre comportamento e sexualidade. Em um tempo de urbanização, socialização e “aldeias globais”, temos de desenvolver uma pluralidade de relações humanas. Solitários na multidão, precisamos de amigos e de um lar. Carentes de afeto e atenção, buscamos um companheiro. Pode ser este tipo de relação humana, amizade, companheirismo, solidariedade, cura de solidão. Mas quantos PROBLEMAS? “Na minha adolescência, minha vontade era ser o maior garanhão do colégio. Ter namoradas à vontade...” Renato, Marabá (PA). Quantas DÚVIDAS? “... Como devo fazer para evangelizar as pessoas desviadas, além de orar, jejuar e visitar?” Carolina, Guarulhos (SP). Quantos DRAMAS? “Há três anos, fiquei grávida. Com medo de que meus pais soubessem, fiz um aborto com ajuda de uma amiga...” Beatriz, São Gonçalo (RJ). Quantos CONFLITOS? “Eu fui numa festa e, desde então, só penso em fulano, sonho com fulano. Isso significa que sou homossexual? Eduardo, Brasília (DF).

Muitos cristãos vivem em um legalismo, com um enumerado sem fim de normas, regras e estatutos a determinar suas condutas, detalhadamente, casuisticamente, rigidamente. A velha tradição farisaica não desapareceu, mas vive, pujantemente, agressivamente, nos arraias do povo de Deus. Indivíduos tensos e amargurados, frustrados e condenadores, orgulhosos espirituais ou deprimidos espirituais, retrata esse sistema de vida. O mais perigoso, no legalismo é que ele procura resposta pronta e minuciosa para cada situação, fazendo desnecessário o pensamento e a oração. Há um “manual” pronto para qualquer eventualidade. ”Não faça isso”, “Não faça aquilo”, e assim por diante.

O Deus criador e sustentador, que se revelou e se encarnou, que irrompeu na História, é o Deus da Graça. E a Graça de Deus é a grande realidade que deve estar presente em nossos pensamentos. A Graça que estava em Cristo, a Graça que nos perdoa, a Graça que nos aceita, a Graça que vem até nós, a graça que nos faz ir até ele. “A minha Graça te basta”, diz o Senhor, e nós queremos acrescentar algo a essa Graça.

Essa Graça deve ser recebida pela fé. Pela fé aceitamos o sacrifício de Cristo, e isso redundou em diferença. Pela fé, também, aceitemos a afirmação de que já somos novas criaturas, de que Cristo vive em nós, de que podemos andar em novidade de vida. E isso produzirá, igualmente diferença. Pela fé sabemos que somos santos, que Cristo nos tornou santos, que nos separou para um propósito em seu reino. Pela fé somos seus discípulos e aceitamos seu senhorio. Pela fé aceitamos que o sexo é bênção de Deus para nós.

2 comentários:

  1. fica a dica a música "Graça" - DO Paulo Cézar Baruk...
    Graça. nada posso fazer, para que me ame mais, e para que me ame menos...pela fé, na rocha firme estou e a rocha é Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Trabalho a muito tempo com jovens, e essas são verdadeiramente as indagações deste século... jovens dentro da igreja, cheio de conflitos, frustrados... assim como crianças em plena era da internet e jogos 3D... precisando de inovações, investimento dedicação... uma forma diferente de conhecer a Deus, algo que prenda eles a ponto de transformar suas mentes... não precisa ser nada super, hiper, mega, produzido... simplesmente pessoas que entreguem suas vidas se dediquem a seus chamados, pesquizando e lendo a verdadeira necessidade delas.
    Quanto aos jovens, tenho visto uma grande dificuldade em relação a namoro, sexo, e mesmo amizade... esses dias um jovem me disse assim:
    Me preservei até os 19 anos(virgem)... não tinha assunto na faculdade entre amigos pois não tinha o que falar até que me deixei levar e me entreguei ao sexo. Hoje tenho assunto e gosto muito do que faço, só peço a Deus que não me tire o que conquistei, no mais enquanto isso espero minha prometida. Olha mas não deixo de ir a igreja, ainda sou fiel.
    Difícil né? As igrejas e pessoas que trabalham com jovens tem que se concientizar que os tempos são outros.
    Precisamos de estratégias e não podemos deixar o silêncio e tabus levarem nossos jovens.
    Posso dizer por experiência, você só vai alcançar e fazer a diferença nessa geração, se andar no chão, caminhar lado a lado... doando tempo e principalmente muito mas muito amor.
    Que Deus desperte o ministério que há em ti.

    Um abraço.

    ResponderExcluir