quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aprendendo a ser Amigo (Reflexão)

A Bíblia nos adverte tanto sobre amizades, que não podemos tratar com descaso esse assunto. Deus nos fez seres sociais. Não fomos programados para viver sozinhos, mas em sociedade, e se é verdade que nos tornamos como nossos amigos, se um relacionamento de amizade é uma “via de mão dupla”, que dizer: influenciamos e somos influenciados, então devemos escolher os amigos com sabedoria.

Acredito que a principal qualidade que se deve procurar num amigo não é aparência, talentos, riqueza, influência, esperteza ou popularidade, mas sim o quanto ele (ou ela) ama e teme a Deus. Se fizermos parte da Família de Deus, as pessoas que estarão compartilhando da nossa vida têm que ter a mesma linguagem de amor e temor a Deus. Isso não quer dizer em hipótese alguma que não vamos mais nos relacionar com aqueles que não conhecem ao Senhor, pelo contrário, somos instrumentos de Deus para trazer outros para o seu reino. Somos instrumentos da verdade e do amor de Deus. No entanto, nossos relacionamentos mais próximos, aqueles que nos influenciam e que são influenciados por nós tem que ser com pessoas que amam e temem a Deus. “As más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15.33). Existe um ditado popular que quase repete o versículo bíblico que lemos: “Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”. Não tenha medo de afastar-se de uma amizade que você percebe que está sendo prejudicial a você.  Faça isso rapidamente. Peça ajuda se for preciso. Os pastores e os lideres da sua igreja estão aí para te ajudar.

Se você não tem amigos chegados que sejam cristãos e tementes a Deus de verdade, comece a orar, pedindo ao Senhor. Lembre-se: “Amizade é uma via de duas mãos”, isto é, se você quer amigos disponha-se em primeiro lugar para ser, você também um amigo. A seguir quero passar para você alguns conselhos bíblicos sobre amizade: SINAIS DE UM AMIGO DESEJÁVEL:

1) Um amigo desejável lhe diz a verdade em amor. “Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeiam são enganosos” (Provérbios 27.6). Uma pessoa que nunca discorda de você em nada, também não acrescentará nada, não ajudará em nada.

2) Um amigo desejável sabe dar bons conselhos. “Como o óleo e o perfume alegram o coração assim o amigo encontra doçura num conselho cordial”. (Provérbios 27.9). Um bom amigo te ajudará a ser melhor filho, melhor irmão, melhor funcionário e assim por diante.

 3) Um amigo desejável nos incentiva a crescer, mesmo que seja discordando de nós. “Como ferro com ferro se afia, assim o homem ao seu amigo” (Provérbios 27.17).

 4) Um amigo desejável não se esconde na hora da dificuldade, mas está sempre pronto a ajudar. “Em todo o tempo ama o amigo, e na hora da angústia nasce o irmão”. (Provérbios 17.17).

 SINAIS DE UM AMIGO INDESEJÁVEL:

1) Um amigo indesejável é imoral e não tem consideração pelos outros. “Mas agora vos escrevo que não vos associeis com alguém que se dizendo irmão for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberão, ou roubador. Com esse tal nem ainda comais”. (1 Coríntios 5.11). Uma pessoa que cause constrangimento a você porque não sabe portar-se com respeito aos mais velhos, ou porque tem boca suja, ou fala piadas imorais etc. definitivamente não é uma pessoa enviada por Deus para sua companhia.

2)Um amigo indesejável é inconstante. “Não te associes com os revoltosos. Porque de repente levantará a sua perdição” (Provérbios 24.21). Cuidado com pessoas que estão sempre achando “defeitos” na igreja e na liderança. Para o Senhor o pecado de rebelião é como o pecado de feitiçaria.

3)Um amigo indesejável dá conselhos ímpios, contrários a Palavra de Deus. “Bem - aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios...” (Salmos 1.1). Cuidado com os conselhos como: Você não pode deixar isso assim, tem que se vingar. Uma mentirinha só não faz mal a ninguém.

4)Um amigo indesejável é inconseqüente em suas ações. “Quem anda com sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro de insensatos se tornará mal” (Provérbios 13.20).

Faça uma reflexão sobre suas amizades. As pessoas com quem você se relaciona tem seguido o padrão da Palavra de Deus? São pessoas que acrescentam alguma coisa boa a você? Há pessoas que além de não acrescentarem nada de bom ainda agem “vampiros emocionais”, isto é, exigindo uma atenção e uma lealdade além do normal. No mínimo estranha (se você é meu amigo não pode ser amigo de mais ninguém). Isso não é sadio. Não tenha medo de afastar-se de pessoas que sugam a sua energia emocional, ou que querem atenção exclusiva. Afaste-se ainda daquelas que afastam você da igreja. Essas são um laço do diabo nos seus pés. Mas abra o seu coração e peça a Deus que te ajude a ser amigo e irmão.    


3 comentários:

  1. Shalom!
    Abençoada reflexão! Devemos mesmo esta sempre alertas sobre até onde influênciamos o mundo ou somos agentes influênciadores, levando verdadeiramente a Luz ás trevas.
    Que prossigamos alerta e dispostos e nos afastar de tudo e de todos os que nos afastam de Cristo!
    Que Deus continue abençoando!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Nossa estava realmente precisando de uma reflexão dessa embora eu não tenha nem líder e nem pastor ao meu lado isso me ajudou muito!
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. "Quem tem um amigo, encontrou um tesouro"
    Aqueles que a gente escolhe pra serem nossos amigos, são o reflexo de quem verdadeiramente somos.Um amigo faz toda diferença em nossas vidas, são eles que nos ajudam a levantar, nos escutam nos momentos de aflição, dividem conosco nossas alegrias.Nos conhecem pelo olhar e mesmo estando longe, são capazes de sentir o que estamos passando e escutar nosso pedido de ajuda. Nos corrigem quando necessário,e mesmo que as palavras sejam duras, você escuta e não sente dor, pelo contrário sente amor e alegria por Deus ter colocado alguém assim do seu lado. Essa é a amizade que vem de Deus , nos faz crescer, evoluir.
    Se uma amizade não for construtiva, com certeza não vem de Deus. Não acrescenta, só traz perdas e desilusões.Se desfaz de uma hora pra outra causa tristeza e destruição. Nos momentos de alegria você sente ter um amigo, nos momentos de solidão, você descobre que não tem ninguém.
    Você se torna, alguém pobre e sozinho.
    A amizade que vem de Deus te faz a pessoa mais rica do mundo e mesmo que a pessoa não esteja do seu lado, você sente que ela nunca saiu de perto de você.
    Por isso a amizade é o maior tesouro que alguém pode ter.

    Um abraço.

    ResponderExcluir