segunda-feira, 8 de novembro de 2010

COLUNA DILEMA DE JOVEM: 10 Perguntas & Respostas sob a AIDS


Por Tiago Haka Colaboração: sexólogo Charles Barros

Na coluna DILEMA DE JOVEM o sexólogo Charles Barros respondeu algumas perguntas feitas pelos leitores do blog dos Jovens Ideais sobre o vírus da AIDS. Por que necessitamos de informações sobre a AIDS? Não é possível exagerar a importância de uma conversa inteligente sobre a AIDS com o propósito de partilhar o nosso conhecimento com familiares e outros quem estimamos. Os dados de que dispomos e a nossa compreensão da realidade são as melhores armas de que podemos lançar mão para combater essa enfermidade.

Pergunta perfeita por Mário, REALMENTE O QUE É AIDS? Mário, os médicos denominam esta enfermidade pelas iniciais de “Acquired Immunodeciency Syndrome”, que em português é Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. A sua causa é o vírus da imunodeficiência humana. O vírus da AIDS. A AIDS é um problema de saúde tão sério que os médicos se referem a ela como “a mais terrível enfermidade que a raça humana já conheceu.” É como uma serpente que, depois de enrodilhar-se no corpo da sua vítima, não a solta até que este esteja desfalecido.

Esse vírus tem a capacidade de viver dentro do corpo humano durante vários anos antes que surjam sintomas reconhecíveis. A vítima perde toda a condição de combater outras doenças, e são estas que podem causar-lhe a morte.

Pergunta feita por Giovane, COMO SE CONTRAI A AIDS? Giovane há duas maneiras principais pelas quais se contrai esta doença. Em primeiro lugar, a pessoa contraí-la mediante relação sexual oral, anal e vaginal com uma pessoa contaminada. Em segundo lugar, a pessoa pode contrair o vírus ao drogar-se mediante o uso de agulhas e seringas antes utilizadas por pessoas contagiadas com a doença.

Pergunta feita por Júlio, NA RELAÇÃO SEXUAL ANAL O CONTÁGIO É MENOR? Júlio, muitos jovens “ingênuos” se enganam ao pensar que o vírus da AIDS é somente transmitido através do sexo vaginal e acabam mantendo relações sexuais anais sem as devidas precauções necessárias contra a doença e por isso acabam se contaminando. Portanto, a relação sexual anal, com ou sem camisinha, é muito arriscada, já que facilmente prejudica o reto.

Pergunta feita por Robson, QUEM CONTRAI A AIDS? Em virtude da AIDS desconhecer qualquer barreira no seu avanço, há, entre as suas vítimas, homens e mulheres, heterossexuais e homossexuais, meninos e meninas, pobres e ricos, patrões e empregados, brancos e negros, católicos e protestantes, judeus e mulçumanos. E as pessoas continuam morrendo...

Pergunta feita por Henrique, O QUE HÁ DE VERDADE COM RELAÇÃO AO SEXO? O vírus da AIDS se propaga por meio das relações sexuais, quer os parceiros, tanto homens como mulheres, sejam heterossexuais, bissexuais ou homossexuais. Esta forma de propagação se deve ao fato de a AIDS estar presente tanto no sêmen como nos fluídos vaginais da pessoa infeccionada. O vírus pode entrar no corpo humano pela vagina, pelo pênis, pelo reto ou pela boca. Devemos recordar que a AIDS é transmitida sexualmente, mas o seu vírus não é a única infecção a propagar-se por meio da intimidade sexual. Outras enfermidades transmitidas por via sexual, como a gonorréia, a sífilis, a herpes e a clamídia podem também ser contraídas mediante a relação sexual oral, anal ou vaginal.

Pergunta feita por Diógenes, QUAL É O COMPORTAMENTO MAIS ARRISCADO PARA CONTRAIR O VÍRUS? A maior probabilidade de se contrair uma DST, inclusive a AIDS é manter relação sexual oral, anal e vaginal com vários parceiros sem o uso da camisinha. Como não se pode saber com segurança quem tem o vírus, manter relações sexuais sem as devidas precauções o risco de contrair a doença é maior.

Pergunta feita por Bruna, COMO NÃO SE CONTRAI A AIDS? Não se contrai mediante picada de mosquitos, a saliva, o suor, as lágrimas, a urina, as fezes, não se contrai através do beijo. Não ter relações sexuais, manter relações sexuais com uma só pessoa, com fidelidade de ambas as partes e não injetando droga em si própria. Tampouco se contrai por se estar com uma pessoa aidética num ônibus, trem ou elevador superlotado.

Pergunta feita por Iago, QUAIS SÃOS OS TRAÇOS FÍSICOS DO AIDÉTICO? Já afirmamos que é impossível descobrir, pelo simples olhar, quem está contaminado com a AIDS. Em outras palavras, alguém pode ser aidética sem que revele sintomas visíveis. A menos que se submeta a um exame médico destinado a detectar a presença do vírus.

Pergunta feita por Marlene, COMO EXPLICAR AOS FILHOS PEQUENOS? Querida Marlene, o problema não consiste em que tomem conhecimento da doença, mas em como compreendê-la. É necessário informar os filhos de que a AIDS não é contaminada mediante o contato diário deles com os amigos na escola, no refeitório ou nos banheiros coletivos. Não há razão para preocupar-se mesmo que um dos colegas seja aidético. É de importância fundamental que os jovens, no início da adolescência, aprendam como evitar o contágio desta doença. O ensino de valores morais e espirituais pode ser reforçado por grupos religiosos e comunitários. Todavia, a responsabilidade final recai sobre os pais. Estes, portanto, devem ler e discutir com os filhos as partes apropriadas deste assunto.

Pergunta feita por Bruna, COMO AJUDAR A VÍTIMA DA AIDS? Bruna, muito boa essa sua pergunta. A pessoa que se relaciona com uma vítima da AIDS deve manter uma atitude compreensiva. Ninguém necessita de mais amor e compreensão do que um aidético. Devemos dar-lhe tudo o que pudermos, sem medo da infecção. Não temos por que nos preocupar com o contágio pelo fato de mantermos contato diário normal com uma pessoa aidética. Só devemos precaver-nos mediante ao contato quando houver sangue. Antes de tudo, devemos nos comportar de modo positivo. Só assim podemos fazer frente à doença com dignidade e esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário