domingo, 24 de julho de 2011

Reflexão da Semana: 'O que deve morrer?'




"Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos" (Romanos 6:2-3,6-8)

Veja a quantidade de vezes que estes versículos afirma que nós morremos em Cristo. Qual foi a parte de nós que morreu? O velho homem - aquela natureza pecaminosa que tínhamos antes de sermos salvos. Dr. Martyn Lloyd-Jones faz o seguinte comentário nestes versículos de Romanos 6:

Este é, para mim, um dos aspectos mais gloriosos e confortantes de nossa fé. Nunca somos chamados para crucificar nosso velho homem. E por que não? Porque isto já aconteceu - o velho homem foi crucificado com Cristo na cruz. Em lugar algum as Escrituras nos exortam a crucificar o velho homem; ou a nos livrarmos do velho homem, pelo motivo óbvio que o velho homem já se foi! A falha em perceber está verdade é permitir que o diabo o engane e o iluda. O que você e eu somos chamados a fazer é parar de viver como se ainda estivéssemos em Adão. Entenda que o "velho homem" não existe mais. A única maneira de parar de viver como se ele ainda estivesse vivo é aceitar a realidade que ele não existe mais. Este é método usado no Novo Testamento para ensinar a santificação. O nosso problema, diz o Novo Testamento, é que não percebemos quem de fato somos, portanto continuamos pensando que somos o velho homem, e continuamos tentando fazer coisas para o velho homem. Mas isto já foi resolvido; o velho homem foi crucificado com Cristo. Ele não existe mais, já se foi. Se você é um Cristão, aquele homem que você era em Adão não existe mais; ele não é mais real; você está em Cristo.


Fonte: Livro Caminhando na Graça - Steve McVey

Um comentário: